Big Brother Brasil 9 - BBB 9


RESUMO


O Big Brother Brasil 9 foi exibido de 13 de Janeiro a 7 de Abril de 2009.

A nona temporada do Big Brother Brasil trouxe algumas novidades em relação às outras temporadas.

Uma dessas novidades foi a Bolha. Essa bolha, na realidade foi uma casa de vidro que ficou no shopping Via Parque, no Rio de Janeiro, onde quatro dos dezoito escolhidos ficaram uma semana confinados separadamente do restante. A princípio, o mais votado dos quatro integrantes da casa de vidro entraria no lugar do primeiro eliminado do BBB 9. Todavia, no dia do resultado do mais votado, no programa de 21 de Janeiro de 2009, aconteceu uma votação (Big Boss) onde o público poderia escolher a possibilidade de mais um participante da casa de vidro, o segundo mais votado, ingressar ao jogo. A opção foi bem vista pelo público através da votação e, com 94% dos votos, decidiu-se então que os 2 mais votados, Emanuel e Josiane respectivamente, poderiam se juntar à casa.

Outra novidade foi o muro que separou a casa em dois lados (A e B). Um sorteio, realizado no programa de estréia, definiu de que lado ficaria cada um dos participantes da casa. No Lado A, metade dos participantes conviveu no interior da casa propriamente dita. No Lado B, um quarto e uma área livre ficaram disponíveis para os outros participantes. No programa do dia 18 de Janeiro de 2009, em que foi realizado o primeiro paredão, este muro foi retirado.

Durante a 5ª semana, uma nova "bolha" foi criada, desta vez, na parte externa (jardim) da casa BBB, separando por um vidro dois participantes do restante do grupo. Os dois (André e Maíra) aguardavam sem saber o que se passaria durante os dias que ficariam ali, bem como os participantes. O Big Boss da semana foi uma votação para o público decidir se os dois entrariam ou não na casa. A votação durou cinco dias, terminando num domingo, dia 15 de Fevereiro de 2009, onde foi aprovada através da votação, com 59%, a entrada dos dois participantes.

Nesta temporada também houve um intercâmbio entre o "Big Brother Brasil" e o "Big Brother Africa". Atual vencedor, o angolano Ricardo "Ricco" Venâncio de 21 anos, entrou na casa no dia 28 de Fevereiro. Ficou quatro dias na casa e chegou em uma festa de sábado, que contou com DJs e comidas típicas de Angola. Na manhã do dia 3 de Março, Ricco deixou a casa.

As indicações para o paredão sofreram alterações. Nesta temporada, nos dias da votação, uma bola teria que ser sorteada em uma urna por cada participante antes dele dizer seu voto. Se pegassem uma bola branca, poderiam prosseguir ao confessionário e dar seu voto normalmente. Caso pegassem uma bola preta, teriam que dar seu voto na frente de todos os participantes.

Na 4ª semana não houve esse sorteio. Ao invés dele, foi realizado um sorteio semelhante, só que com bolinhas brancas e uma única vermelha, pois quem a pegasse estaria automaticamente emparedado naquela semana (Mirla sorteou a bola vermelha).

Um novo e claustrofóbico quarto, totalmente revestido de branco com paredes acolchoadas e uma luz que não se apaga, foi instalado na casa a partir da 3ª semana de jogo. Através de uma chamada do big fone, três participantes ganhariam o castigo de ficarem "presos" no mesmo. As regras diziam que o trio ficaria ali até algum deles apertar uma sirene e desistir do jogo, sendo automaticamente eliminado. A única chance dos três voltarem à casa seria se a pessoa da qual eles indicaram ao paredão fosse eliminada. Todavia, durante o segundo dia dos três participantes no quarto, no dia 2 de Fevereiro de 2009, Leonardo apertou a sirene e, consequentemente, desistiu do jogo. O "Quarto Branco" foi tema de controvérsia na mídia, por ser considerado uma tática cruel de tortura psicológica. Esse tipo de privação sensorial também é usada em interrogatórios da CIA, o que só aumentou as críticas a esse bloco.

Foi a segunda vez em toda a história do BBB que um participante foi eliminado sem intervenção do público. A primeira ocorreu na terceira edição, quando o participante Dilson declarou desistência do reality show na segunda semana, após a eliminação da participante Joseane Oliveira.

A partir da eliminação de Ralf (que apesar de ter sido integrante do lado A, vivia um romance com Milena, do lado B), disputando um paredão com Ana Carolina, a casa ficou totalmente dividida em dois grupos: o lado B (formado por Max, Francine, Flávio, Milena e Priscila) e o lado A (formado por Ana, Naiá, Maíra e Josiane), que ficaram em guerra após um jogo da verdade feito por Pedro Bial. O lado B começou a enviar participante por participante do grupo oposto para a berlinda.

Após as eliminações de Maíra e Naiá, Josi e Ana conseguiram eliminar Milena num paredão disputado por ela e Max. Posteriormente, Josi foi eliminada no paredão e Flávio acabou indo para a berlinda com Priscila, sendo eliminado. Na última semana de jogo, Ana disputou a preferência do público com Max e acabou eliminada em seu sétimo paredão.


PARTICIPANTES:



A FINAL


A grande final foi composta por participantes do lado B e muito acirrada. Francine, a terceira colocada, recebeu 30,54% dos votos e R$ 50 mil. O vencedor da temporada, Max, derrotou a vice-campeã Priscila por uma diferença de apenas 24 décimos. Max foi premiado com um milhão de reais e Priscila ganhou R$ 100 mil.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião para o Big Brother Blog ! O seu blog do BBB !